21h48 04/09/2017
Designer cria ideias de camisas de futebol inspiradas nas identidades dos times

Desde que o Guia do Boleiro nasceu em janeiro de 2013, uma das editorias que mais cresceram, ganharam atenção e mais gostosas de trabalhar é a do design. Começamos publicando trabalhos de designs de camisas de futebol que encontramos na internet e aos poucos muitos dos ilustradores acabaram enviando seus projetos para nós.

A publicação de hoje é uma das mais bacanas que já vimos, não só pela impecabilidade nos contornos, detalhes e semelhança com reais camisas de futebol, mas pela ideia simples e ao mesmo tempo genial: o de aplicar símbolos, apelidos ou outros aspectos da identidade de um time de futebol ao design de um uniforme da respectiva equipe.

“O meu objetivo com estes projetos é exatamente contrariar um pouco esta padronização generalizada. Quero dar uma identidade e o simbolismo certo a cada clube, através da camisola ou do equipamento. O Real Madrid é 'uma equipe do outro mundo', e são conhecidos como os Galáticos. Foi daí que surgiu uma ideia...”, contou o designer português, que gostaria de ser referido apenas à alcunha de HSTRYX.

O autor dessa série trabalha como designer gráfico, mas em uma área completamente diferente de futebol. No entanto, ele adoraria a oportunidade de trabalhar com o esporte bretão. Talento ele tem, não é mesmo? Como um legítimo português, HSTRYX criou até uma camisa para o time da Ilha da Madeira com o patrocínio máster do museu de CR7, de Cristiano Ronaldo, e com a fornecedora Lacatoni, marca esportiva de Portugal.

Confira abaixo a entrevista e série completa das camisas de futebol baseadas na identidade do time: 

A água do Benfica cravou suas garras na frente da camisa:


Camisa do Borussia Dortmund:

O luto da Chapecoense virou essa linda camisa:

A camisa da Fiorentina relê a simplicidade do escudo:

Camisa da Ilha da Madeira:

O logo J da Juve tomou toda a frente da camisa:

Nativos de Liverpool, os Beatles foram homenageados:

O fogo ardente dos Diabos Vermelhos estão na camisa do Man United:

Galáticos, a camisa do Real Madrid tem o rosto de um Alien:

O design de um rio prateado inspira essa camisa do River Plate:

Apenas uma referência do leão pega a frente da camisa do Sporting:

Uma flecha degradê e um uniforme de cor militar traduz a camisa do Arsenal:

Um morcego desenha a camisa do Valencia:

E aí, leitor, qual a sua preferida?

Entrevista: 
Qual é a razão pela qual você criou ideias tão diferentes, como a camisa do Real Madrid ou a do Benfica?
Todos os clubes no mundo tem um simbolismo forte e uma identidade própria, que são acompanhados de sua criação e permanência para sempre. Os equipamentos atuais, curiosamente são muito padronizados, não têm acompanhado a identidade e essência dos clubes.
O meu objetivo com estes projetos é exatamente contrariar um pouco esta padronização generalizada. Quero dar uma identidade e o simbolismo certo a cada clube, através da camisola ou do equipamento. Uma ideia do Real Madrid e do Benfica é um exemplo da identidade que quero criar para os clubes. O Real Madrid é "uma equipe do outro mundo", e são conhecidos como os Galáticos. Foi daí que surgiu uma ideia de criar uma camisola com um E.T no centro de uma Galáxia. O Benfica tem como símbolo do clube uma águia. As marcas na camisola são os rasgões que a águia. Este foi o conceito para esta camisola.

Você pode explicar mais sobre a camisa de CR7 e a da Chapecoense?
A camisola da Chapecoense foi uma pequena homenagem minha para o clube, para os jogadores e para todos os familiares e amigos das vitimas. Por isso, desenhei a camisola toda preta em sinal de luto, com uma cruz de Cristo no centro e o logo da chapecoense com as estrelas, simbolizando todos os afetados pelo acidente. A do Liverpool é uma edição especial "The Beatles". Os Beatles "nasceram" em Liverpool e por isso achei que seria interessante fazer um ligação de uma grande banda com um grande clube e resultou muito bem. Este foi o projeto mais barato, com muitas solicitações de pessoas que me pediram para vender uma camisola.

O que você faz para ganhar a vida e quais são seus objetivos na vida?
Sou Designer Gráfico, trabalho numa empresa mas que nada tem nada com ver com futebol, mas sou um apaixonado por este desporto e por tudo o que ele simboliza. A ideia de criar camisolas para clubes começados apenas como um hobbie há cerca de um mês, mas uma aceitação das pessoas com sido excelente, o que me dá vontade para continuar. Adoraria uma oportunidade de trabalho em uma marca de design para designar para clubes. Se não fosse possível, ficaria contente se alguém aproveitasse minhas ideias.

Quem é o seu modelo/ídolo no assunto design?
Na minha opinião é prejudicial dizer o gosto deste ou daquele designer, ou desta ou daquela marca, porque existem tantos e todos excelentes. O mais interessante para quem é designer ou criativo é que tudo pode servir de inspiração. Tudo a nossa volta para a aprendizagem, o conceito, o basta às vezes, olhar para as coisas de uma forma diferente, com uma nova perspectiva.

Existe outra coisa que gostaria de adicionar nesta entrevista?
Tem sido uma experiência incrível, faça o trabalho e veja como pessoas gostam e se identificam com os meus desenhos. Aceitam muito bem como mudanças que proponho para como camisolas dos seus clubes, comentam e deixam sugestões. Estas reações só comprovam que este trabalho é ainda um longo caminho para explorar. Gostaria de agradecer esta entrevista, foi para mim uma honra poder participar.





últimas notícias

veja todas as notícias